Os benefícios do autoconhecimento para nossa vida

AUTORA
Professora Adriana Duda, 4º ano A

No dia 05 de outubro, os alunos do 4º ano A, da Escola Municipal do Campo Bituva dos Machados, em Fernandes Pinheiro, a professora Adriana Duda, trabalhou sobre: Os benefícios do autoconhecimento para nossa vida, com apoio da videoaula do Vamos Ler- Geração Digital acerca da temática.

Trabalhar o autoconhecimento e o controle das emoções com crianças é uma tarefa importante para ajudá-las a desenvolver habilidades emocionais saudáveis.

Para iniciar as atividades apresentou se as crianças a história O MONSTRO DAS CORES. Em seguida conversamos sobre as emoções que são apresentadas na história. Cada aluno relatou como se sente em algumas situações. Alguns relataram que se sentem confusos, quando tem atividades diferenciadas na escola como: passeio, atividades avaliativas. Realizamos então a técnica de respiração em sala de aula.

Aprender técnicas de respiração consciente, como respirar fundo e contar até 5, soltar ar contando até 5 novamente, ajuda a controlar as emoções em momentos de frustrações.

Também confeccionamos um emocionômetro durante a aula, em seguida cada aluno falou sobre a emoção que estava sentindo naquele dia. Compartilhar, ouvir os outros, respeitar opiniões diferentes e resolver conflitos de forma pacífica, isso ajuda as crianças a compreender as próprias emoções e as emoções dos outros.

Devemos respeitar o tempo de cada criança, pois cada uma é única e tem seu próprio ritmo de desenvolvimento emocional.

Vale lembrar que trabalhar o autoconhecimento e o controle das emoções é um processo contínuo. Cuidar para que as crianças sintam se seguras e amparadas nesse processo, sempre oferecendo apoio e encorajamento.










































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tabuada Lúdica e Divertida

Danças Afro brasileira