O objeto antigo que tenho na minha família é:

AUTORA
Professora Rosmari de Lara dos Santos, 5º ano

Realizar um trabalho com os alunos, inserindo eles na realidade que vivem, e a certeza que você alcançara o objetivo proposto. Foi o que aconteceu com a turma do 5° ano, onde trabalhei nas aulas de historia o seguinte tema, Registro de Memórias, Cultura Material, do Livro Didático Buriti, após serem trabalhadas as atividades propostas do livro, sugeri a seguinte atividade com o tema. O objeto antigo que pertence a minha família é:

Os alunos teriam que buscar junto a sua família algum objeto ou alguma coisa que pertencessem a sua família a muito tempo, que fosse antigo. Através de uma  conversa fui perguntando se na família deles tinha alguma coisa antiga, eles foram relatando varias coisas, sugeri que escolhessem uma, cada aluno escolheu uma na qual iniciou-se o trabalho.

Segundo passo foi cada aluno teria que buscar informações junto a sua família a respeito do abjeto escolhido, sua origem, quantos anos aproximadamente teria o objeto.

O terceiro passo era pesquisar na internet a respeito do objeto escolhido, e buscar por imagens mais antigas, e mais recentes pois com o tempo as coisas se transformam, e fazer uma comparação sobre a evolução que teve.

Depois que todos tinham as informações, foi a hora de compartilhar com os colegas. Foi feito uma conversa onde todos relataram o que seus pais , avós, bisavó, contaram a respeito do objeto.

Foi gratificante ouvir cada relato dos alunos como:

-Professora o moinho de fazer quirera que tem La em casa tem mais de 80 anos, foi meu bisavó que fez relatou Ryan.

-A máquina de costura é muito antiga era da minha tataravó, relatou Izack.

-Minha bisavó faz mais de 50 anos que usa o forno a lenha para assar pão, desde criança ela via a mãe dela fazer pão e assar no forno a lenha relata Gabriely.

Foi gratificante ver que todos participaram entusiasmados, pois registraram através de fotos.

Como não foi possível fazer a exposição dos objetos, pois alguns não tinham como trazer por serem grandes, outras não tinha como tirar do lugar como o caso do forno de assar pão. Então sugeri uma exposição de cartaz com fotos, no qual foi feito um varal e cada aluno expôs o seu trabalho para os demais alunos, da escola.

Resgatar algo do passado e voltar as nossas origens, conhecer de onde viemos, como viviam nossos familiares, as diferença de hoje, os costumes. Isso é muito bom pois há muitas crianças que nem conhece determinados objetos, os quais foram fundamentais no dia a dia de nossos pais, avós e bisavós.

Foi um trabalho que teve participação bem significativa de todos e foi de grande aprendizado.

Alunos: Alyx Ruan Galdino Correia, Bianca da Silva Mika, Gabrielle de Lara, Gabriely da Silva Lima, Izack Iurk Coitinho, Luiz Eduardo Loss Serpe, Maicon João Vieira Bento dos Santos, Pedro Henrique Damásio Machado, Rafaela de Lara, Roberta da Silva Crevelim, Ryan Gabriel Oleinik Pereira, Pablo Henrique Lovato da Silva .



















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tabuada Lúdica e Divertida

Danças Afro brasileira

Os benefícios do autoconhecimento para nossa vida